PROJETO TEMPO DE LER
Justificativa
Este projeto nasce de algumas inquietações manifestadas no contexto escolar. Inquietações estas que fluíram com base na realidade da sala de aula e o contexto social em que vivemos.
O contexto social espera e exige do sujeito uma boa preparação intelectual, emocional e cognitiva para desempenhar as funções do mundo adulto. Tal preparação pode ser feita pela família e pela escola. Em outras palavras, vivemos na era do conhecimento e da velocidade das informações num contexto totalmente tecnificado. A formação do sujeito deve estar em contínuo processo devido as mudanças também contínuas nas relações sociais e de trabalho. O sujeito deve aprender a aprender sempre.
As formas, os meios e as técnicas de realizar a formação do sujeito preparando para nossa sociedade das relações complexas podem ser diversas e variadas. Dentre tantas, a leituras é quase que absoluta, isto é, a prática da leitura é uma excelente maneira de adquirir e produzir conhecimento e formação em geral.
Porém, o contexto da sala de aula, em muitos casos, a leitura é uma atividade pedagógica bastante ausente no cotidiano das aulas e fora delas também. A leitura se constitui um grande desafio para o professor. Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criamos esse projeto, que tem por finalidade despertar o interesse dos alunos pela boa leitura de diversas literaturas e o conhecimento em geral.
O estudo da literatura através da leitura espontânea na escola é uma prática bastante antiga, antes mesmo da concepção moderna de literatura que foi no século XIII, visto como a beleza a ser imitada. A partir do século XVII, a literatura assume três funções sociais: passar os valores cultivados como ideais pela sociedade, contribuir para a criação de uma identidade nacional e garantir uma uniformidade lingüística espelhada nas melhores expressões da língua de uma determinada nação.
Para Zilberman (1998) a experiência da leitura decorre das propriedades da literatura enquanto forma de expressão que, utilizando-se da linguagem verbal, incorpora a particularidade dessa de construir um mundo coerente e compreensível, logo racional; esse universo, contudo, se alimenta da fantasia do autor, que elabora suas imagens interiores para se comunicar com o leitor.
Como podemos observar, o uso da literatura como instrumento para o habito de ler não é sinônimo de pura fantasia, pois tem como forma a linguagem verbal, a qual é regida por uma lógica que resulta da necessidade de coerência no texto escrito. Assim, Zilberman (2003) complementa dizendo que:
O texto concilia a racionalidade da linguagem, de que é testemunha sua estrutura gramatical, com a invenção nascida da intimidade de um individuo; e pode lidar com a ficção mais exacerbada, sem perder o contato com a realidade, pois precisa condicionar a imaginação à ordem sintática da língua (ZILBERMAN, 2003).
A partir de Zilberman, vamos explorar a leitura e sua importância para a formação do sujeito que vemos se justificar a importância não só da manutenção do ensino literário na escola, mas também no sentido de se estimular, em todos os espaços em que a criança e o jovem circulam a prática da leitura literária.
Para Abramovichy (1994) vivenciar esse tipo de leitura significa uma atividade mental que agencia recurso de ordem cognitiva, seja linguagem, relação lógica, como as de causa e conseqüência, por exemplo: de ordem simbólica, como associações, projeções, identificações; entre outros recursos de ordem afetiva.
Já é histórica a relação entre escola, leitura e literatura. Passou por significativas mudanças e concepções. Neste processo estão envolvidos dois personagens que merecem destaques: o professor e a criança. Este alvo está sob influências de ambos e merecem grande atenção porque a relação entre o professor e a criança faz nascer à aprendizagem. Portanto a discussão presente tratará aspectos como à formação do leitor, como trabalhar a literatura, o que possibilita a leitura e como se desenrola toda uma trama que enovela fatos do passado, do presente e do futuro.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler no processo do conhecer, resgatando e desenvolvendo a criatividade interpretativa e a assimilação dos diversos tipos de conteúdos.
Objetivos específicos
- Despertar o gosto pela leitura;
- Despertar o hábito de ler;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
- Promover momentos de discussões sobre as experiências individuais da leitura;
- Proporcionar ao aluno o acesso às variadas leituras e escritas, atividades concretas.
Metodologia
Para desenvolver as atividades e ensino, a metodologia aplicada prima pela abordagem qualitativa da aprendizagem visando o desenvolvimento da capacidade de aprender, através do domínio da leitura, da escrita e do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, das tecnologias disponíveis, das artes e dos valores em que levam à formação de hábitos e atitudes básicas para o trabalho, convívio social e exercício da cidadania.
Nesse sentido, as atividades de leitura, tanto de literatura como de outros tipos de textos, pressupõem o desenvolvimento no aluno da percepção, da capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que aborda as dimensões concretas e abstratas.
Para tanto, as atividades preparadas para cada encontro serão destinadas a promover os aspectos físico, intelectual e emocional através de slides contento pequenos resumos de literatura, com imagens e leitura que extingue a vontades de ler a obra. E conseqüentemente a produção de textos abordando diversos temas, estimulo ao pensamento crítico e reflexivo, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
Inicialmente faremos uma espécie de sondagem com objetivo de diagnosticar os diferentes níveis e tendências de gêneros de leitura; num segundo momento promoveremos uma dinâmica de grupo com o intuito de sensibilizar para a importância do habito de ler, bem como os benefícios proporcionados pela leitura;
Em seguida será empregada a metodologia de leitura em pequenos grupos, em equipes e individual (individuais e coletivas), utilizando diversos recursos pedagógicos como material impressos, audiovisual, áudio, linguagem não verbal etc.
O acesso aos materiais de leitura será propiciado pelo acervo da biblioteca escolar.
O projeto será desenvolvido ao longo de um semestre com possibilidade de continuar dependendo do interesse dos alunos e da professora da turma.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma coletiva em momentos criados para a socialização das experiências e das aprendizagens realizadas. Nestes momentos será priorizado a participação de todos independente do nível e compreensão do processo de leitura.
As falas nos encontros serão instigadas no sentido do aluno relacionar os conteúdos lidos com a própria experiência vivida para assim, tecer suas significações e construir sua maneira critica de produzir conhecimento.
Bibliografia
ABRAMOVICHY, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1994.
FREIRE, P.: Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
MAIA, C. M. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil.
Psicodinâmica da aprendizagem. Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Curitiba: Ibopex, 2009.
RINALDI, C. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.;FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
ZABALA, A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11ª. ed. São Paulo: Global Editora e Distribuidora, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário