sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ativ_1_6 PROJETO TEMPO DE LER


PROJETO TEMPO DE LER




Justificativa


Este projeto nasce de algumas inquietações manifestadas no contexto escolar. Inquietações estas que fluíram com base na realidade da sala de aula e o contexto social em que vivemos.
O contexto social espera e exige do sujeito uma boa preparação intelectual, emocional e cognitiva para desempenhar as funções do mundo adulto. Tal preparação pode ser feita pela família e pela escola. Em outras palavras, vivemos na era do conhecimento e da velocidade das informações num contexto totalmente tecnificado. A formação do sujeito deve estar em contínuo processo devido as mudanças também contínuas nas relações sociais e de trabalho. O sujeito deve aprender a aprender sempre.
As formas, os meios e as técnicas de realizar a formação do sujeito preparando para nossa sociedade das relações complexas podem ser diversas e variadas. Dentre tantas, a leituras é quase que absoluta, isto é, a prática da leitura é uma excelente maneira de adquirir e produzir conhecimento e formação em geral.
Porém, o contexto da sala de aula, em muitos casos, a leitura é uma atividade pedagógica bastante ausente no cotidiano das aulas e fora delas também. A leitura se constitui um grande desafio para o professor. Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, observados na sala de aula, criamos esse projeto, que tem por finalidade despertar o interesse dos alunos pela boa leitura de diversas literaturas e o conhecimento em geral.
O estudo da literatura através da leitura espontânea na escola é uma prática bastante antiga, antes mesmo da concepção moderna de literatura que foi no século XIII, visto como a beleza a ser imitada. A partir do século XVII, a literatura assume três funções sociais: passar os valores cultivados como ideais pela sociedade, contribuir para a criação de uma identidade nacional e garantir uma uniformidade lingüística espelhada nas melhores expressões da língua de uma determinada nação.
Para Zilberman (1998) a experiência da leitura decorre das propriedades da literatura enquanto forma de expressão que, utilizando-se da linguagem verbal, incorpora a particularidade dessa de construir um mundo coerente e compreensível, logo racional; esse universo, contudo, se alimenta da fantasia do autor, que elabora suas imagens interiores para se comunicar com o leitor.
Como podemos observar, o uso da literatura como instrumento para o habito de ler não é sinônimo de pura fantasia, pois tem como forma a linguagem verbal, a qual é regida por uma lógica que resulta da necessidade de coerência no texto escrito.  Assim, Zilberman (2003) complementa dizendo que:
O texto concilia a racionalidade da linguagem, de que é testemunha sua estrutura gramatical, com a invenção nascida da intimidade de um individuo; e pode lidar com a ficção mais exacerbada, sem perder o contato com a realidade, pois precisa condicionar a imaginação à ordem sintática da língua (ZILBERMAN, 2003).
A partir de Zilberman, vamos explorar a leitura e sua importância para a formação do sujeito que vemos se justificar a importância não só da manutenção do ensino literário na escola, mas também no sentido de se estimular, em todos os espaços em que a criança e o jovem circulam a prática da leitura literária.
Para Abramovichy (1994) vivenciar esse tipo de leitura significa uma atividade mental que agencia recurso de ordem cognitiva, seja linguagem, relação lógica, como as de causa e conseqüência, por exemplo: de ordem simbólica, como associações, projeções, identificações; entre outros recursos de ordem afetiva.
Já é histórica a relação entre escola, leitura e literatura. Passou por significativas mudanças e concepções. Neste processo estão envolvidos dois personagens que merecem destaques: o professor e a criança. Este alvo está sob influências de ambos e merecem grande atenção porque a relação entre o professor e a criança faz nascer à aprendizagem. Portanto a discussão presente tratará aspectos como à formação do leitor, como trabalhar a literatura, o que possibilita a leitura e como se desenrola toda uma trama que enovela fatos do passado, do presente e do futuro.

Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler no processo do conhecer, resgatando e desenvolvendo a criatividade interpretativa e a assimilação dos diversos tipos de conteúdos.
Objetivos específicos
- Despertar o gosto pela leitura;
- Despertar o hábito de ler;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
- Promover momentos de discussões sobre as experiências individuais da leitura;
- Proporcionar ao aluno o acesso às variadas leituras e escritas, atividades concretas.

Metodologia
Para desenvolver as atividades e ensino, a metodologia aplicada prima pela abordagem qualitativa da aprendizagem visando o desenvolvimento da capacidade de aprender, através do domínio da leitura, da escrita e do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, das tecnologias disponíveis, das artes e dos valores em que levam à formação de hábitos e atitudes básicas para o trabalho, convívio social e exercício da cidadania.
Nesse sentido, as atividades de leitura, tanto de literatura como de outros tipos de textos, pressupõem o desenvolvimento no aluno da percepção, da capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que aborda as dimensões concretas e abstratas.
Para tanto, as atividades preparadas para cada encontro serão destinadas a promover os aspectos físico, intelectual e emocional através de slides contento pequenos resumos de literatura, com imagens e leitura que extingue a vontades de ler a obra. E conseqüentemente a  produção de textos abordando diversos temas, estimulo ao pensamento crítico e reflexivo, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
Inicialmente faremos uma espécie de sondagem com objetivo de diagnosticar os diferentes níveis e tendências de gêneros de leitura; num segundo momento promoveremos uma dinâmica de grupo com o intuito de sensibilizar para a importância do habito de ler, bem como os benefícios proporcionados pela leitura; 
Em seguida será empregada a metodologia de leitura em pequenos grupos, em equipes e individual (individuais e coletivas), utilizando diversos recursos pedagógicos como material impressos, audiovisual, áudio, linguagem não verbal etc.
O acesso aos materiais de leitura será propiciado pelo acervo da biblioteca escolar.
O projeto será desenvolvido ao longo de um semestre com possibilidade de continuar dependendo do interesse dos alunos e da professora da turma.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma coletiva em momentos criados para a socialização das experiências e das aprendizagens realizadas. Nestes momentos será priorizado a participação de todos independente do nível e compreensão do processo de leitura.
As falas nos encontros serão instigadas no sentido do aluno relacionar os conteúdos lidos com a própria experiência vivida para assim, tecer suas significações e construir sua maneira critica de produzir conhecimento.
Bibliografia
ABRAMOVICHY, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1994.
FREIRE, P.: Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
MAIA, C. M. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Obra coletiva organizada pela Universidade Luterana do Brasil.
Psicodinâmica da aprendizagem. Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Curitiba: Ibopex, 2009.
RINALDI, C. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.;FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
ZABALA, A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11ª. ed. São Paulo: Global Editora e Distribuidora, 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário