As minhas iniciativas dialógicas, quando estive na sala de aula, eram incipientes, tímidas e não atendiam aos anseios de uma geração inquieta e cheia de novidades.
Hoje tenho mudados minhas atitudes desenvolvo com meus alunos uma prática dialógica, em que discutimos os assuntos a serem aprendidos. Isso se torna necessário para que eles possam ser autores da construção de seu próprio conhecimento. Para que eles sintam-se prazerosos no exercício de suas atividades, ouço suas colocações com atenção, procurando auxiliá-los no direcionamento dos trabalhos, fazendo questionamentos, levantando dúvidas e mostrando possibilidades à busca de possíveis soluções tornando as aulas muito mais prazerosa.
Cabe a nós conhecermos melhor o universo educacional para melhor atuar nele. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, computadores, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc) atividades lúdicas, jogos educativos etc. Em sala de aula estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar espontaneamente a partir da direção que o regente indica, além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas, reforço escolar para os que estão com maior déficit de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário